PRAIA DO FORTE

   

A Praia do Forte fica no município de Mata de São João, a apenas 60km do aeroporto da capital baiana, Salvador. Praia do Forte é uma ótima opção de destino, pois oferece uma excelente infra-estrutura de resorts e pousadas, além de uma Vila aconchegante com diversos bares e restaurantes, com ótimos restaurantes e lojas.

A Praia do Forte é um ótimo exemplo de crescimento organizado, pensado para o desenvolvimento turístico e sem perder as origens e a “autenticidade local”.

No total são 12 quilômetros de praia, com muitos recifes de corais (que formam piscinas naturais). O litoral norte da Bahia está repleto de coqueiros. Muito verde! Lindo de se ver e de se vivenciar.

Durante o ano todo faz calor e o clima é bem estável a época de chuvas vai de abril a julho (mas, normalmente, nada que estrague a sua viagem) nos finais de semana costuma ficar mais cheia a vila devido à proximidade com Salvador. Porém o pico de visitas é no verão brasileiro, época de férias escolares e festividades.

Nesse período de final/começo do ano, os biólogos do Projeto Tamar soltam as tartaruguinhas na areia da praia. Para os que desejam avistar as baleias jubarte, a melhor época para ir para a Praia do Forte vai de julho a outubro.

 

 

PROJETO TAMAR

   

O Museu do TAMAR da Praia do Forte foi criado em 1982. Junto com a base de pesquisa, ocupa uma área total de dez mil metros quadrados, cedida pela Marinha do Brasil.

A biodiversidade, a beleza natural e a riqueza histórica e cultural desta região turística fazem do Museu um dos mais frequentados do Brasil, atendendo a cerca de 600 mil pessoas/ano, entre membros da comunidade, estudantes, pesquisadores e turistas brasileiros e estrangeiros. Está juntamente com o de Florianópolis, entre os 5 museus mais visitados do Brasil em suas respectivas regiões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM.

Entre tanques e aquários, são 600 mil litros de água salgada com exemplares da fauna marinha da região e de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em diferentes estágios do ciclo de vida. Tem multimídia, cinema, vídeo, aquários, tanques, exposição permanente de painéis fotográficos, loja e restaurante. Um espaço cultural recebe eventos com artistas nacionais, internacionais e locais. As informações estão distribuídas por todo o espaço, através de painéis em português e inglês.

Serenata no Tamar - No Espaço Cultural do TAMAR Praia do Forte, todos os sábados, a partir das 19 horas, encontre o melhor da cozinha local e música de primeira. A cada semana, uma apresentação especial dá o tom da noite, em um ambiente ideal para estar com a família e amigos. Já são três anos de rock, blues, jazz, samba, reggae, axé, MPB, gêneros variados, artistas consagrados e grupos locais. Música, cultura, ciência e gastronomia para a conservação das tartarugas marinhas.

 

Desejamos uma ótima estada 

Equipe Pousada Brasil Praia do Forte | Bahia